Low e No Poo + minha experiência

hair-863698_1280-e1442723654818

Na busca eterna que eu tenho em ter um estilo de vida cada vez mais natural (na medida do possível), eu conheci o Low e o No Poo, que são técnicas diferentes para cuidados com os cabelos. Basicamente uma forma de cuidar dos cabelos de forma mais natural, sem alguns dos principais produtos químicos que os produtos para cabelos geralmente tem.

O que é:

Low Poo: pouco shampoo

No Poo: nenhum shampoo

A diferença entre eles:

“A técnica do Low-Poo revela-se um pouco mais flexível, tolerando agentes mais leves. “Um exemplo é o Cocamidopropyl Betaine, um derivado do coco que faz uma espuminha bem suave”.”

“O No-Poo dispensa totalmente surfactantes (emulsionantes), silicones, parafina líquida e qualquer derivado de petróleo.”

Existem muitas tabelas que nos ajudam a saber quais componentes são permitidos tanto para Low, quanto para o No Poo, portanto, quem se interessa encontra ajuda facilmente na internet para começar. Encontra-se ajuda também em grupos do Facebook, onde muitas mulheres (e homens) se ajudam compartilhando experiências e tirando dúvidas sobre essas técnicas.

Na realidade o Low e o No Poo foram desenvolvidos principalmente para quem tem cabelos cacheados, no entanto, nada impede que pessoas de cabelos lisos também sejam adeptas.

Minha experiência:

Fiz o Low Poo por três meses (de maio a julho), e encontrei dificuldades logo de início, pois mesmo com a lista dos produtos permitidos em mãos, nunca encontrava os produtos mais baratos disponíveis para compra.

Quando comecei, eu tinha apenas um condicionador e um shampoo, e meu cabelo ficou seco. Eu atribuí isso a “limpeza” real dos meus fios. Fiquei feliz pois além disso deu uma texturinha bacana. Creio que para quem tem fios bem fininhos ou pouco cabelo, isso seja muito legal, mas no meu caso, apesar da texturinha, me deu certa agonia.

Fui persistente e quando consegui, comprei um creme maravilhoso da Lola Cosmetics, o Milagre! que vem num potão rosa lindo, mas que foi bem caro também. Achei que valeu super a pena, porque instantaneamente meu cabelo ficou mais sedoso e com um brilho lindo. Percebi que quando eu tinha mais tempo pra massagear os fios dava muito mais resultado. Usava todas as vezes que ia lavar os cabelos na seguinte sequência: shampoo – creme – condicionador.

Notei que esse tipo de produto tem um cheiro muito mais suave do que os produtos normais, quando nos cabelos depois de secos.

Conclusão:

É uma técnica maravilhosa para quem tem realmente tempo e gosta de se dedicar aos cabelos constantemente. Já vi muitas fotos e depoimentos de garotas com cabelos lindos, cacheados e naturais e minha vontade era ter nascido com um cabelo cacheadão quando eu via os resultados delas.

Sei também que não apliquei a técnica corretamente, pois deveria ter investido em mais tempo e em mais cremes para o tratamento dos fios. Mas não encontrava os que se adequassem a técnica por preços acessíveis.

A mensagem que posso dar é que se você tiver disposição e vontade pode sim dar muito resultado, mas para mim e para o meu estilo de vida não deu muito certo. Uma pena. 😦

Mais sobre isso aqui, aqui e aqui.

Deixe um comentário

